Mato Grosso
Pesquisa Olhar Dados aponta vitória de Emanuel em qualquer cenário do segundo turno
Compartilhe:
O atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), venceria em qualquer cenário de um possível segundo turno das eleições que acontecem em 15 e 29 de novembro deste ano. Isso é o que mostra resultado da primeira rodada de pesquisa do instituto Olhar Dados, publicada com exclusividade pelo portal Olhar Direto, nesta quarta-feira (09). O emedebista bateria qualquer um dos seus possíveis adversários na disputa, tendo o ex-chefe do Executivo Municipal, Roberto França (Patriota), como o principal concorrente.
Em um possível segundo turno entre Emanuel Pinheiro e Roberto França, o atual prefeito aparece com 40,2% das intenções de votos, contra 15% do apresentador. Os que não souberam ou não responderam representaram 32% dos entrevistados e os que decidiriam por branco ou nulo 12,8%.
Já no possível embate entre Emanuel Pinheiro e Abílio Júnior (Podemos), o atual prefeito venceria por 41,4% a 9,8% das intenções de voto. Em uma disputa entre o emedebista e o empresário João Dorilêo Leal (PSDB) a pesquisa também mostra vitória do ex-deputado, com 42,9% das intenções contra 3,9% do dono do Grupo Gazeta.
Em uma disputa entre Emanuel Pinheiro e o candidato preferido do governador Mauro Mendes, Fábio Garcia (DEM), novamente o emedebista aparece com a maioria das intenções de voto: 41,8% contra 4% do adversário. Num hipotético segundo turno entre o atual prefeito e o vereador Felipe Wellaton (Cidadania), o chefe do Executivo municipal também segue na frente com 41,7% das intenções contra 4,4% do parlamentar.
Outro cenário de segundo turno que Emanuel Pinheiro também venceria seria contra Geraldo Macedo (PSD). Ele tem 42,9% das intenções de voto, enquanto o adversário aparece com 1,3%. No duelo com Gisela Simona (Pros), o emedebista tem 42,8% das intenções de voto, enquanto que a servidora de carreira do Estado aparece com 6,4%.
Julier Sebastião (PT) também perderia um possível segundo turno contra Emanuel Pinheiro, segundo a pesquisa. Ele aparece com apenas 2% das intenções de votos, enquanto que o atual prefeito tem 43,3%. Contra o maestro Fabrício Carvalho (PDT), o emedebista aparece com 43,3% e o adversário com 1%.
Uma hipotética disputa entre Marcelo Bussiki (PSB) e Emanuel Pinheiro também terminaria, conforme a pesquisa, com vitória de Emanuel Pinheiro (41,6% contra 3,7%); Contra Paulo Grando (Novo), a margem do atual prefeito também é confortável, tendo ele 43,1% das intenções de voto e o outro candidato 1,2%. Contra Ulysses Moraes (PSL), o levantamento aponta vitória do atual chefe do Executivo municipal com 42,9% contra 2,2% do atual deputado estadual.
Também é possível notar através da pesquisa que ainda há muita incerteza na cabeça do eleitor, já que em todos os cenários de segundo turno apresentados a porcentagem dos que não souberam ou não opinaram ficou acima dos 30%.
A pesquisa
Olhar Dados é mais um produto do portal Olhar Direto. Neste primeiro levantamento, o instituto realizou 594 entrevistas entre os dias cinco e sete de setembro para captar a percepção geral da população de Cuiabá a respeito do cenário eleitoral de 2020. A pesquisa é quantitativa com técnica survey de opinião.
O levantamento está registrado junto à Justiça Eleitoral sob o a inscrição TRE-MT MT-05388/2020. A margem de erro é 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos. Os resultados das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.
OLHAR DIRETO